do Gr. photós + páthos

primeiro parágrafo VII

Posted in filosofia, livros emprestados by Paulo S. on 06/09/2016

Há sensivelmente dez anos eu tinha sensivelmente menos dez anos do que hoje tenho. Existe muita gente que, por múltiplas razões — quase sempre coerência, quase nunca imobilismo, que sei eu? –, não muda em dez anos. Eu, para já, mudei e mudei muito, até porque num simples decénio pode caber, por exemplo, a Guerra de Tróia, com todas as suas peripécias, ou a frequência do curso de Direito por parte de João de Deus ou de outros não menos ilustres portugueses e, no meu caso pessoal, com a modéstia inerente não só a tudo o que, no fundo, se me refere mas também a um destino obviamente individual, muitos acontecimentos se verificaram. Sempre aceitei as coisas como se me foram apresentando e, para mim, o meu passado está sempre certo, quanto mais não fosse modificá-lo, quando até as próprias coisas que, num dado momento, me acontecem, as aceito com portuguesa paciência, desde que não envolvam, nalguma medida, a minha responsabilidade como homem enquadrado num certo contexto social. [“Explicação que o autor houve por indispensável antepor a esta segunda edição”, Aquele Grande Rio Eufrates, 1972]

BELO, Ruy, Todos os Poemas (2000), 4ª edição, Lisboa, Assírio & Alvim, 2014, p. 15.

Deixe uma Resposta

