do Gr. photós + páthos

Pedro Ferreira

Posted in filosofia by Paulo S. on 04/05/2008

Conheces a transformação fantástica? Sabes contá-la? Sabes porque me cubro de trevas? Sabes porque oiço a música celestial repetidamente? Será o adiamento? O sentido extremamente esperançoso que a mão eterna que atravessa mesas em busca de copos não pare de repente após a imprevisão.

Só a reprodução ou a seda despojada de uma ideia de entretenimento ou beleza. Só a seda ou a reprodução. Serei eu um filho fabricador de pais? Pertenceremos nós, os que vivemos, ao mesmo a que pertencem os mortos? Porque morrem. E porque morrem os vivos quando acordam da vida?

E a seda escorre salivarmente, e esta cria um rio onde como uma cama os barcos navegam em fila, e os pais observam os filhos e os filhos transformados em pais observam-se a si próprios e aos seus filhos que se observam a si próprios e se transformam em pais observadores de filhos que se transformam, que navegam sobre as águas, que nascem e morrem repetidamente, e nascem e morrem sobre as águas como pais e filhos, transformando-se. E deixam de morrer porque nascem filhos com pais intrínsecos que se transformam.

Eu estilhaçarei o meu corpo sob um corpo viúvo.

Eu estilhaçarei o meu corpo sob um manto de seda.

E a seguir eu cuspirei a saliva que engoli em forma de outra coisa.

E a saliva vomitarei desde as unhas dos pés até às unhas das mãos, finalizando nos dentes e no cabelo.

E a saliva escorrerá como luz durante vários dias seguidos até estar totalmente dura como o vidro e eu lá dentro afogado.

E nesse instante haverá silêncio – um momento quase solene da última claridade.


transcrição da parte final do concerto dado na S.O.I.R. Joaquim António de Aguiar, Évora, 23 de Julho de 2005 (2º dia do evento “plano b – fase 9”; org.: Chovem Projectos).

Deixe uma Resposta

